veículo de difusão de informações em análise de marcha, reabilitação e biomecânica, captura de movimento para produções industriais
clinical gait analysis, rehabilitation and biomechanics, industrial "motion capture" (MoCap)
"Na passagem dos 64 anos do Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), a Fundação José Silveira (FJS) inaugurou hoje (15/01/2020) na unidade o primeiro Laboratório de Estudos do Movimento vinculado ao SUS no Norte e Nordeste. Implantado com recursos de cerca de R$ 1 milhão do Ministério da Saúde, por meio do Pronas, e da Fundação José Silveira, o Laboratório é um conjunto sofisticado de equipamentos interligados a um software que faz a análise da marcha. O exame identifica com precisão distúrbios da locomoção e auxilia a tomada de decisão do médico em relação aos procedimentos cirúrgicos ou clínicos mais indicados para cada caso. Com este recurso inovador são beneficiados pacientes com sequelas de AVC, Parkinson, paralisia cerebral, traumatismo craniano, lesões medulares ou doenças ortopédicas que comprometam a marcha."
"A Rede SARAH realiza tratamento clínico, cirúrgico e reabilitação de pessoas com doenças que acometem o sistema musculoesquelético.
Unidades em Belo Horizonte, Brasília, Salvador e São Luiz."
Goiás:
Laboratório de Marcha do CRER "Dr. Henrique Santillo"
"A AGIR - Associação Goiana de Integralização e Reabilitação, personalidade jurídica de direito privado, com fins não econômicos, é qualificada como Organização Social pelo decreto estadual
nº 5591/02, e reconhecida como entidade de utilidade pública e de interesse social por força do artigo 13 da Lei Estadual 15.503/05, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) pelo Ministério da Saúde."
Minas Gerais:
Laboratório de Análise do Movimento da AMR
Pioneirismo da AMR
"Hoje, em Belo Horizonte, existe o Laboratório De Análise Do Movimento da UFMG, mas ele é utilizado prioritariamente para fins de pesquisa. Ainda não existe nenhuma ferramenta desse tipo que seja utilizada exclusivamente para o uso clínico na capital. Por isso, é muito importante que a AMR consiga concluir esse projeto.
Não apenas as 500 crianças com deficiência em tratamento gratuito na AMR serão beneficiadas, mas toda comunidade belo-horizontina. Atletas, pessoas com distúrbios no movimento e outros poderão ter acesso à essa tecnologia por meio do plano de saúde ou do investimento particular."
- Dr. Leonardo Cury, médico ortopedista e superintendente clínico da AMR
Paraná:
Laboratório de Marcha do
Centro Hospitalar de Reabilitação (CHR)
"Ana Carolina de Moura Xavier"
Exames realizados exclusivamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)
Administração compartilhada entre o Governo do Estado do Paraná,
Associação Paranaense de Reabilitação (APR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Coordenação Clínica: Dra. Ana Carolina Pauleto e Dr. Alessandro G. Melanda
Endereço: R. Quintino Bocaiúva, 329 - Cabral, Curitiba, CEP 80035-090
Telefone do laboratório de marcha: (41) 3281-2777
Telefones da secretaria do CHR: (41) 3281-2600 e (41) 3281-2733
Laboratório Computadorizado de Marcha e
Sala de Reabilitação com Realidade Virtual
Hospital Pequeno Príncipe
Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe (Programa APPAM)
"O Pequeno Príncipe celebrou mais uma conquista em prol da saúde infantojuvenil nessa quinta-feira, dia 16/12/2021, com o lançamento do Laboratório Computadorizado de Marcha e da Sala de Reabilitação com Realidade Virtual no Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe (Programa APPAM). Os projetos foram viabilizados com recursos captados por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PcD) e incentivos fiscais de diversas empresas.
O Laboratório Computadorizado de Marcha será o único em funcionamento no Paraná destinado para avaliações clínicas de pacientes com distúrbios da marcha. "A aplicabilidade dele é fantástica, pois é um instrumento que auxilia, principalmente, cirurgias do aparelho locomotor, tanto no pré e pós-operatórios, quantificando e orientando o planejamento e verificação se o que foi feito realmente trouxe benefícios ao paciente", destacou o chefe do Serviço de Ortopedia do Hospital Pequeno Príncipe, Luiz Antonio Munhoz da Cunha.
O especialista frisou que esse é um instrumento computadorizado que quantifica o movimento, deformidade, força muscular e tudo que envolve a parte mecânica, bem como amplia também oportunidades de diagnóstico e tratamento adequado aos pacientes. “Com essa tecnologia, é possível gerar parâmetros mensuráveis e precisos para uma condução terapêutica mais eficiente, assertiva e personalizada. Posso afirmar que esse lançamento é um momento de consolidação de sonhos”, assegurou o médico ortopedista."
São Paulo:
Centro de Habilitação Infantil "Princesa Victoria"
Rio Claro
Laboratório de Análise de Movimento "Rainha Silvia"
"O Laboratório de Análise de Movimento "Rainha Silvia" trouxe uma complementação às avaliações clínicas no Centro de Habilitação Infantil "Princesa Victoria", auxiliando nas intervenções terapêuticas, direcionando procedimentos como as aplicações de toxina botulínica, avaliação das órteses na marcha e as indicações cirúrgicas. Dessa forma, proporciona uma intervenção mais precisa e otimiza o tempo de reabilitação das crianças. O laboratório é um serviço de avaliação totalmente gratuito, oferecido pelo SUS, que atende o município de Rio Claro e região. Aprimorou a avaliação e o processo de reabilitação, devido à extrema precisão trazida por esta tecnologia."
Kinetec Tecnologias Biomecânicas
Laboratório de Análise do Movimento (LAM)
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina
de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP)
Centro de Reabilitação (CER)
"O Laboratório de Análise do Movimento (LAM) é um espaço destinado ao estudo do movimento humano e iniciou suas atividades em outubro de 2010. O LAM conta com oito câmeras de alta velocidade de registro de imagens que, após seu processamento, reconstrói em computador o movimento humano de interesse, possibilitando verificar alterações, auxiliar na indicação de uma intervenção fisioterapêutica, colocação de órteses, bloqueio químico e/ou procedimentos cirúrgicos e acompanhar a evolução das patologias. Além das câmeras, o LAM possui duas plataformas de força que registram as forças de reação ao solo durante a marcha ou em tarefas funcionais e um sistema de análise eletromiográfica cuja finalidade é avaliar a atividade muscular durante o movimento.
Algumas patologias se beneficiam com o Laboratório de Marcha:
Paralisia Cerebral; Distúrbio do movimento após Acidente Vascular Cerebral ou Traumatismo Cranioencefálico; Doenças neuromusculares; Mielomeningocele; Amputados em uso de próteses nos membros inferiores; Pacientes ortopédicos com lesão em membro inferiores.
Para realização do exame de análise do movimento, o paciente precisa:
Ter no mínimo 4 anos de idade; Conseguir dar 10 passos consecutivos (com ou sem assistência); Atender ordens simples; Tolerar a colocação de marcadores e eletrodos adesivos na pele."
Laboratório de Marcha do Hospital das Clínicas da SP:
Rede Lucy Montoro
IMREA-HC-FMUSP - Unidade Vila Mariana, SP
"O Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – IMREA HC FMUSP é uma entidade do governo do Estado, cujo objetivo é servir às pessoas com deficiência física, transitória ou definitiva, que precisam de atendimento de reabilitação, desenvolvendo seu potencial físico, psicológico, social e profissional.
O IMREA foi criado em 1975 como uma Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Em sua trajetória, tornou-se um centro de referência em reabilitação, participando do desenvolvimento de políticas públicas para a promoção da inclusão da pessoa com deficiência em todas as esferas de sociedade."
Laboratório de Marcha "Helena Pereira de Moraes"
Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD)
AACD - Unidade Vila Clementino, SP
"Em 1950 nascia a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, trabalho de um visionário, Dr. Renato da Costa Bomfim, que inspirado na evolução tecnológica dos centros de reabilitação no exterior, criou estrutura semelhante no Brasil."
"O exame no Laboratório de Marcha permite o estudo da marcha anormal encontrada em várias patologias, como na paralisia cerebral, acidente vascular cerebral, seqüelas de trauma cranioencefálico, poliomielite, amputação, mielomeningocele etc. Através de equipamentos computadorizados de última geração oferece máxima precisão na análise de movimentos.
O paciente que faz uso de órtese ou prótese poderá ser submetido ao exame normalmente para avaliação de sua funcionalidade.No Laboratório de Marcha, o exame físico detalhado permite um diagnóstico mais amplo de alterações complexas da marcha, beneficiando o paciente com a mais alta tecnologia. A finalidade principal deste exame é detectar alterações funcionais dos grupos musculares nos membros, no tronco e nas articulações, permitindo uma correta e segura indicação cirúrgica para o paciente."
Laboratório de Estudos do Movimento Einstein - LEME
Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)
HIAE - Unidade Morumbi, SP
O laboratório de análise de movimento do HIAE foi estabelecido em 2008, após anos de importante esforço do ortopedista pediátrico Dr. Amancio Ramalho Jr. - pioneiro na aplicação da análise clínica da marcha no Brasil -, com a finalidade de realizar atendimento e pesquisa na área de reabilitação do aparelho locomotor. É empregado o sistema de captura de movimento Vicon/Nexus, com 10 câmeras IR MX-F40, 2 câmeras Basler A602f-c, 2 plataformas biomecânicas AMTI OR6-7-2000, eletromiografia dinâmica de superfície (emg) Motion Lab Systems MA-300-XVI de 16 canais e dispositivo auxiliar de filmagem, para registro visual da marcha, com 4 câmeras analógicas de 30fps sincronizadas.