veículo de difusão de informações em análise de marcha, reabilitação e biomecânica, captura de movimento para produções industriais
clinical gait analysis, rehabilitation and biomechanics, industrial "motion capture" (MoCap)



Análise Clínica da Marcha



Brasília:
Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação

Rede Sarah - Associação das Pioneiras Sociais

A Rede SARAH realiza tratamento clínico, cirúrgico e reabilitação de pessoas com doenças que acometem o sistema musculoesquelético.
Unidades em Belo Horizonte, Brasília, Salvador e São Luiz.




Goiás:
Laboratório de Marcha do CRER "Dr. Henrique Santillo"

Centro de Reabilitação e Readaptação - CRER/AGIR

"A AGIR - Associação Goiana de Integralização e Reabilitação, personalidade jurídica de direito privado, com fins não econômicos, é qualificada como Organização Social pelo decreto estadual
nº 5591/02, e reconhecida como entidade de utilidade pública e de interesse social por força do artigo 13 da Lei Estadual 15.503/05, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) pelo Ministério da Saúde."




Paraná:
Laboratório de Marcha do
Centro Hospitalar de Reabilitação (CHR)
"Ana Carolina de Moura Xavier"

Exames realizados exclusivamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)
Administração compartilhada entre o Governo do Estado do Paraná,
Associação Paranaense de Reabilitação (APR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Coordenação Clínica: Dra. Ana Carolina Pauleto e Dr. Alessandro G. Melanda

Endereço: R. Quintino Bocaiúva, 329 - Cabral, Curitiba, CEP 80035-090
Telefone do laboratório de marcha: (41) 3281-2777
Telefones da secretaria do CHR: (41) 3281-2600 e (41) 3281-2733




São Paulo:
Laboratório de Marcha do Hospital das Clínicas
da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP)

Centro de Reabilitação (CER)

Atendimento de alta complexidade em reabilitação ortopédica, neurológica, cárdio-pulmonar, reumatológica e órteses e prótese.


Laboratório de Marcha do Hospital das Clínicas da SP:
Rede Lucy Montoro

IMREA-HC-FMUSP - Unidade Vila Mariana, SP

"O Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – IMREA HC FMUSP é uma entidade do governo do Estado, cujo objetivo é servir às pessoas com deficiência física, transitória ou definitiva, que precisam de atendimento de reabilitação, desenvolvendo seu potencial físico, psicológico, social e profissional.

O IMREA foi criado em 1975 como uma Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Em sua trajetória, tornou-se um centro de referência em reabilitação, participando do desenvolvimento de políticas públicas para a promoção da inclusão da pessoa com deficiência em todas as esferas de sociedade."


Laboratório de Marcha do Hospital Estadual de Bauru (HEB)

Unidade de Apoio à Reabilitação Física

Informações Gerais:

DR. Luiz Antonio Pellegrino - Coordenador médico do Laboratório de Análise de Marcha do HEB.



Laboratório de Marcha "Helena Pereira de Moraes"
Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD)

AACD - Unidade Vila Clementino, SP

"Em 1950 nascia a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, trabalho de um visionário, Dr. Renato da Costa Bomfim, que inspirado na evolução tecnológica dos centros de reabilitação no exterior, criou estrutura semelhante no Brasil."

Laboratório estruturado no final 1996 sob coordenação de Paulo Roberto de Paulo Selber - ortopedista perdiátrico especialista em análise clínica de marcha. Foi equipado com o sistema em estado-da-arte de captura de movimento Vicon 370, e atualmente disponibiliza o sistema Qualisys, com 8 câmeras IR Oqus de 1.3 Megapixel, 3 plataformas AMTI OR6-5-1000, eletromiografia dinâmica de superfície (emg) Motion Lab Systems MA-100 de 10 canais e 2 câmeras analógicas sincronizadas de 30fps para registro visual da marcha.


Laboratório de Estudos do Movimento Einstein - LEME
Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)

HIAE - Unidade Morumbi, SP

O laboratório de análise de movimento do HIAE foi estabelecido em 2008, após anos de importante esforço do ortopedista pediátrico Dr. Amancio Ramalho Jr. - pioneiro na aplicação da análise clínica da marcha no Brasil -, com a finalidade de realizar atendimento e pesquisa na área de reabilitação do aparelho locomotor. É empregado o sistema de captura de movimento Vicon/Nexus, com 10 câmeras IR MX-F40, 2 câmeras Basler A602f-c, 2 plataformas biomecânicas AMTI OR6-7-2000, eletromiografia dinâmica de superfície (emg) Motion Lab Systems MA-300-XVI de 16 canais e dispositivo auxiliar de filmagem, para registro visual da marcha, com 4 câmeras analógicas de 30fps sincronizadas.